Frio aquece consumo de vinhos

Frio aquece consumo de vinhos

Frio aquece consumo de vinhos

Bebida ingerida com moderação também traz benefícios à saúde

Família ou amigos reunidos em volta da lareira ou do fogão à lenha, aguardando as refeições e degustando uma taça de vinho. Com a chegada do inverno, esse tipo de ocasião se repete no cotidiano dos brasileiros, que nessa época do ano passam a consumir mais vinhos tintos. De acordo com o Instituto do Vinho do Brasil (Ibravin) 70% do vinho tinto vendido no país é comercializado nos meses de junho, julho e agosto.
A bebida também é preferida pelos consumidores porque também possui efeitos terapêuticos. Por isso, está se tornando um componente fundamental do cotidiano de quem quer ter um estilo de vida mais saudável. Trabalhos científicos publicados por países como Estados Unidos, França e Dinamarca comprovaram a importância do vinho para a saúde. Se for consumido com moderação, o vinho se torna um aliado na prevenção de diversas doenças. Estudos indicam também que é possível aumentar a longevidade tomando vinho tinto diariamente. Uma equipe de pesquisadores de Harvard, nos Estados Unidos, demonstrou a relação entre o consumo de um copo de vinho tinto por dia e a redução de 59% do risco de formação de cálculos renais.
Os pesquisadores também estudam a ação antioxidante presente nas uvas pretas, principal ingrediente dos vinhos tintos, e têm encontrado resultados surpreendentes. O resveratrol, uma enzima natural do vinho tinto, prolonga a vida do coração. A substância também pode ser responsável pelo fato de homens que bebem quatro ou mais copos de vinho tinto por semana reduzirem em 50% as chances de desenvolver cancro da próstata, um tipo de tumor.
Outra conclusão indica que, fortes antioxidantes, os polifenóis das cascas e sementes das uvas pretas evitam o envelhecimento das células cerebrais, protegendo contra o Mal de Alzheimer, e ainda ajudam a prevenir a formação de placas de gordura nas artérias, reduzindo o colesterol mau (LDL) e aumentando o colesterol bom (HDL). Investigadores suecos concluíram que beber cinco copos de vinho tinto por semana reduz para metade o risco de desenvolver artrite reumatóide.
Poderoso tranquilizante, o vinho ainda é recomendado em dietas para hipertensos, pelo alto conteúdo de potássio e baixo teor de sódio. Também não engorda: pesquisa de 1997 desenvolvida na Universidade do Colorado (EUA) concluiu que homens saudáveis podem beber até 2 taças de vinho diárias sem ganho de peso.

Outras dicas