O suco de uva é tão bom quanto o vinho tinto para o coração

O suco de uva é tão bom quanto o vinho tinto para o coração

BORDEAUX, França, 2 de Outubro (UPI) - Pesquisadores na França descobriram que o suco de uva Concord causou o relaxamento das artérias, de maneira similar ao causado pelo vinho tinto.

Dra. Valerie Schini-Kerth e um grupo de pesquisadores da Universidade Louis Pasteur de Estrasburgo, França, verificaram que o efeito benéfico proveniente do suco de uva Concord durou mais que 6 horas, algo que não ocorreu com o vinho tinto.

A descoberta, apresentada no congresso Vinho e Saúde, em Bordeaux, também mostrou que são os componentes da uva, e não o álcool, os responsáveis pelo efeito benéfico ao coração.

Os pesquisadores disseram que o suco de uva de Concord estimulou a produção de Óxido nítrico nas células endoteliais, causando um efeito de vaso-dilatação. Óxido Nítrico é uma substância importante no metabolismo do organismo, atuando na manutenção de vasos sanguineos saudáveis e flexíveis, colaborando para a manutenção de uma adequada pressão sanguínea, relata a dra. Schini-Kerth.

Esta pesquisa reforça trabalhos realizados anteriormente que indicavam que o suco de uva tinha a propriedade de diminuir a pressão sanguínea, dizem os pesquisadores.

Fonte: Site da ABE - www.enologia.org.br

Outras dicas