Vinho e Coração

Vinho e Coração

Segundo o médico Jairo Monson de Souza Filho, já se evidenciaram os seguintes mecanismos para a proteção cardiovascular oferecida pelo consumo moderado de vinho:
1. Aumento do Colesterol HDL, principalmente as frações HDL2 e HDL3 - considerado o bom Colesterol, pelas ações benéficas que exerce ao sistema cardiocirculatório. Este aumento é tanto na quantidade quanto na qualidade deste tipo de Colesterol, cuja composição é rica em fosfolipídios poli-insaturados, como o ácido Omega-3 - reconhecido pelo seu efeito cardioprotetor.

2. Diminui o Colesterol LDL e sua oxidação - situação inicial do processo de aterosclerose.

3. Diminui a agregação plaquetária e o fibrinogênio e aumenta a atividade fibrinolítica e antitrombina - todas ações que dificultam a formação de coágulo, que é a causa principal de oclusão dos vasos sangüíneos. Fato este que causa infarto do miocárdio, derrame cerebral e gangrenas.

4. Modifica a camada interna dos vasos sangüíneos - o endotélio, alterando a produção de óxido nítrico e diminuindo outras moléculas de adesão ao endotélio, dificultando dessa maneira a aterosclerose.

5. Aumento da resistência e elasticidade da parede vascular.

6. Dilata os vasos sangüíneos diminuindo a resistência ao trabalho do coração.

"Foi nas doenças cardíacas onde primeiro se observou os efeitos benéficos do consumo regular de vinho", segundo o médico Jairo Monson de Souza Filho, presidente do Socergs 2010. "O Ibravin é um aliado importante para a promoção de um estilo de vida saudável", comentou. O diretor-executivo do Ibravin, Carlos Raimundo Paviani, afirma que as características de saudabilidade dos derivados da uva, com destaque para o vinho e o suco, merecem cada vez mais atenção das pessoas. "Nada melhor do que um congresso médico para disseminar os benefícios do vinho e do suco para a saúde", observa. Estudos recentes vêm demonstrando que o vinho tinto reduz o risco de doenças cardíacas, protege contra disfunções neurológicas, aumenta a longevidade e possui poder anti-cancerígeno. "Uma quantidade muito grande de estudos epidemiológicos mostra que a ingesta moderada de bebidas alcoólicas, sobretudo de vinho, diminui as doenças cardíacas e circulatórias e as mortes por estas causas entre 40 e 60%", destaca o médico Jairo Monson.

Fonte: Cordeiro & Vinho - Danilo Ucha

Outras dicas